O leque de serviços e capacidades do transporte dutoviário é ainda extremamente limitado. Os produtos cujo transporte por dutos é o mais viável são o petróleo cru e seus derivados.Estão em marcha, no entanto, algumas experiências visando à movimentação de produtos sólidos suspensos em um líquido, um tipo de pasta fluida, ou contidos em cilindros que se moveriam numa camada líquida no interior do duto. Se inovações como essas se mostrarem economicamente viáveis, sem dúvida o serviço dutoviário passará por uma grande expansão. O problema é que já foram realizadas anteriormente experiências com carvão suspenso num líquido  que não deram resultados favoráveis, em função da erosão registrada nos dutos utilizados.

A movimentação dos produtos via duto é muito lenta. Em compensação, ela é do tipo 24 horas/dia, sete  dias por semana, o que torna a velocidade efetiva bem maior quando comparada com a de outros modais.

Em relação ao tempo em trânsito, o serviço dutoviário é o mais confiável de todos os modais, já que são quase nulas as interrupções causadoras de variabilidade desse tempo. O tempo não constitui fator significativo, e o equipamento de bombeamento é altamente confiável. Além disso, a capacidade disponível de dutos é limitada tão-somente pelo uso que outros embarcadores possam estar fazendo no momento em que se precisar das instalações

É necessário reconhecer que, sob circunstâncias específicas de tipo de produto, distância percorrida pela carga, gerenciamento dos transportadores, relações usuário-transportador e condições de tempo, essa cotação pode sofrer alterações, podendo igualmente não existir disponibilidade de serviços de determinados modais.

 

Por Anderson

 

 

Fale Conosco