Substituição das Incertezas pela Informação

Há circunstâncias em que a incerteza do desempenho do serviço ao cliente não pode ser controlada com o grau de confiança pretendido pelos clientes.Nestes casos, haveria a alternativa de reduzir o impacto da incerteza pelo uso da informação.

Uma prática óbvia é abastecer os clientes com informação sobre a situação de seus pedidos. Sistemas de acompanhamento que proporcionam informação desde a emissão do pedido  até a entrega são cada vez mais difundidos e aceitos.

Sua utilização em sistemas Just in Time é essencial para gerenciar o fluxo de produtos em áreas que trabalham com estoque reduzido ou nulo. Então também surgindo em muitos sistemas de varejo. O benefício é que os clientes ficam sabendo do estágio de seu pedido e podem assim prever sua chegada, em lugar de ficar somente com dúvidas sobre o processamento e incapazes de planejar precisamente os efeitos da demora de entrega sobre os níveis de estoque, programas de produção e equivalentes.

Um sistema de acompanhamento bem projetado, além de proporcionar o andamento do pedido, deveria dar em cada estágio a estimativa atualizada do tempo previsto de conclusão.

 

Por Anderson

 

Fale Conosco