Disputas acirradas de competividade e de intensa globalização no mercado atual, é imprescindível implementar  programas de melhorias nos processos e nos produtos de modo alcançar a competitividade de classe mundial.  É com este propósito que apresentamos o programa do WCM (World Class Manufacturing).É um sistema estruturado em pilares com base na melhoria contínua, projetado para eliminar os desperdícios e as perdas no processo de produção por meio da identificação de objetivos e metas, como zero acidentes, zero defeitos, zero avarias e zero desperdício.

Um sistema de gestão integrado, amplamente testado com sucesso, com metodologias rigorosas que visam minimizar os custos a empresa pela maximização do desempenho produtivo das áreas de Logística, Qualidade, Manutenção; e elevar a Produtividade para níveis de classe mundial.

Para certificar as melhorias, todos os pilares do WCM são avaliados através de auditorias terceirizadas periódicas, gerando uma pontuação global de cada fábrica que serve como base para três níveis de desempenho:

Bronze, Prata e Ouro.

 

O WCM é formado por 10 pilares técnicos:

01 – Segurança no trabalho – Eliminar acidentes;
02 – Desdobramento dos Custos – Identificar problemas que aumentam os custos;
03 – Melhoria Focada – Desenvolver o Know How para reduzir custos utilizando métodos apropriados;
04 – Atividades Autônomas – Consistem em atividades autônomas como a TPM (Manutenção Autônoma), o 5S (Organização, Limpeza e Segurança) e o aumento das competências de cada colaborador;
05 – Manutenção Planejada – Quebra zero de máquinas;
06 – Controle da Qualidade – Utilização do CEP (controle estatístico do Processo), Projetos Six Sigma, visando o zero defeito e o TQC (Total Quality Control);
07 – Logística e Serviço ao Cliente – Utilização de uma logística baseada nos princípios do Picking, JIT, Kanban, com o comprometimento de todos em satisfazer plenamente os clientes;
08 – Gestão Preventiva de Equipamentos – Consiste em projetar e fabricar os produtos prevendo a fabricação adequada. Utiliza princípios do QFD, FMEA de Produto e FMEA de Processo;
09 – Desenvolvimento de Pessoas – A finalidade é criar uma cultura de resultados através da disciplina e da melhoria da formação das pessoas, pessoas é a parte mais importante dos processos organizacionais e a base de qualquer programa de melhoria continua;
10 – Meio Ambiente – É o desenvolvimento das atividades de um ambiente de trabalho agradável a todos sem se esquecer da prevenção à poluição. Também é a aplicação dos conceitos de P+LS (Produção mais Limpa e Sustentável).

Case de Sucesso:

A unidade IVECO Madrid tem linhas de produção e um centro de Pesquisa e Desenvolvimento dos veículos comerciais pesados.

Passamos a citar as linhas de produção:
O novo Stralis, tanto nas versões a diesel (XP), quanto no revolucionário sistema de energia alternativa de gás natural comprimido e gás natural liquefeito (NP); e a linha Trakker.

O processo de produção dessa planta permite a fabricação de até 30 mil versões diferentes desses modelos no local.

Cerca de 87% da produção destinam-se à exportação, principalmente para os mercados europeus, mas também para a África, Ásia e América do Sul.

Com a auditoria do WCM, graças às melhorias introduzidas ao longo dos últimos anos, o local obteve os melhores resultados de seus 71 anos de história. As melhorias incluem a redução em 53% de emissões de CO2 por veículo fabricado e 99% de resíduos reciclados.

Muitos desses avanços foram possíveis graças à colaboração dos funcionários do local, que forneceram feedback por meio do programa de sugestões do WCM. Em 2016 foram registradas, em média, 28 sugestões por funcionário da fábrica de Madrid, que emprega mais de 2.500 pessoas, sendo que 21% delas são mulheres. Essa é a maior taxa de contratação feminina do setor automotivo espanhol.

No ano passado, o local recebeu o primeiro lugar do Prêmio de Excelência na categoria Sistema de melhoria contínua.
Em 5/04/2017 a FÁBRICA DA IVECO EM MADRID É NÍVEL OURO DO WORLD CLASS MANUFACTURING .
Esta unidade é a primeira do fabricante a receber o certificado que a coloca em destaque entre as 64 fábricas da marca.

 

Por Anderson

 

 

Fale Conosco